Este curso é destinado aos alunos dos 4ºs anos do integrado do IFSul- SL, com objetivo de resgatar conceitos da Geometria Plana que serão importantes para o estudo das geometrias Analítica e Espacial, bem como trabalhar questões do ENEM.

Este espaço foi criado para as avaliações referentes ao projeto.

Na planilha de avaliação consta nome completo e CPF do avaliador a fim de certificação (apenas).

As planilhas devolvidas as equipes serão anônimas : Avaliador 1, Avaliador 2, ...

Muitas são as dificuldades em matemática básica (ensino fundamental) relatadas e vivenciadas pelos alunos no decorrer do ensino médio.

Os institutos federais, ensinos médios integrados, tem como uma das características a de receber alunos oriundos das diferentes escolas: publicas, particulares, zona urbana e rural e, no caso especifico do campus Santana do livramento, brasileiras e uruguaias. Essa heterogeneidade enriquece grandemente a vida e formação dos nossos estudantes, mas, por outro lado, coloca alunos com "bagagens" diferentes, num "mesmo barco". 

De acordo com essa realidade e conhecendo a necessidade de um resgate da matemática, do ensino fundamental, para o bom andamento e aproveitamento do ensino médio, não só em matemática como nas diversas disciplinas técnicas que constituem as grades curriculares dos cursos ofertados no campus, juntamente com o período de isolamento social decorrente da pandemia do coronavirus, este curso ead teve origem.

Tendo como objetivo atender a demanda dos alunos, que ,ao final de cada módulo , escolherão o tema abordado no seguinte e participará ativamente sugerindo videos, atividades, entre outros, vamos reconstruindo a matemática de uma forma lúdica, divertida, como forma de construir o conhecimento da forma leve que o período, e toda essa situação vivenciada nos últimos meses, exige.

Desejo a todos vocês um bom curso. Que possamos crescer muito e construir muita coisa juntos!!!

#fiqueemcasaeestudematematica

Profª. Vanessa Mattoso Cardoso

Este projeto pretende suscitar estudos, pesquisas e produção literária no período de isolamento social gerado pela pandemia da Covid-19.

A Metodologia de Projetos (PBL). será aplicada: ao estudo da obra Dom Quixote de La Mancha (1605/1615) escrita por Miguel de Cervantes (1547-1616); à pesquisa da história local da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul com o Norte do Uruguai (Sant’Ana do Livramento e Rivera); e à construção do personagem fictício Don Quijote de La Frontera e suas aventuras.

Por mais que o foco da proposta esteja situado na área das linguagens, visto que trata de “literatura”, “espanhol” e “produção textual”, há uma série de relações complexas que se estabelecem com outras áreas do conhecimento que podem ser aplicados à Espanha de Quixote e à Fronteira na qual está situado o Câmpus, tais como: geografia das paisagens descritas pela obra e das paisagens da Fronteira; história da Europa do século XVII e a história local e atual; o bioma dos dois locais, a psicologia dos personagens literários e históricos; as concepções filosóficas que influenciaram e se fazem presentes na obra literária de Cervantes e na vida dos fronteiriços; os aspectos sociológicos da Espanha e da Fronteira; e uma série de outras relações que podem atingir os Moinhos de Vento da obra magna da literatura espanhola e os Aero-geradores dos cerros da Fronteira (lembrando que o Campus oferece o curso de Sistemas de Energia Renovável no Câmpus). 

 

RESUMO DA PROPOSTA

Esta proposta tem como objetivo integrar novas disciplinas ao projeto de ensino “Cor e Forma: possibilidades educativas na interlocução entre Artes e Geometria”. No primeiro momento ocorreu a integração das disciplinas de Artes e Matemática para o desenvolvimento das atividades. Devido a demanda gerada pelas atividades propostas foi agregada outras disciplinas dos núcleos comum e especifico dos cursos de ensino médio integrado adequação da metodologia para STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics)

Este curso foi criado para armazenar as atividades realizadas em comemoração ao Dia Nacional da Matemática (06 de maio).